Verstappen vence em Imola com McLaren “chegando”, por Murilo Oliveira

Mais um fim de semana com vitória de Max Verstappen se tornou um clichê nas últimas temporadas, porém, há uma luz no fim do túnel dos amantes da F1, que, naturalmente preferem um grid mais equilibrado, isso porque, o GP da Emília-Romanha mostrou que sim, é possível chegar na Red Bull, aliás, no holandês voador.
LARGADA
O 31° GP realizado na tradicional pista de imola, ou Emília-Romagna começou sem muitas alterações nas primeiras voltas, com Max Verstappen se mantendo em primeiro, seguido de Norris e Leclerc, em uma largada protocolar dos três primeiros.
PIT STOPS

Era visível que as McLaren estavam mais rápidas na pista entre todas as equipes, mas não era tão rápida a ponto de alcançar a Red Bull número 1.
Com um bom desempenho, após as primeiras paradas Piastri, que estava em quinto e tentava ultrapassar Sainz, parou primeiro e conseguiu passar o espanhol da Ferrari que parou depois e acabou perdendo tempo com os pneus mais desgastados.
AS ESTRATÉGIAS
Precisamos falar das estratégias, elas funcionaram bem para uns, questionáveis para outros e ruins para alguns. No caso das McLaren por exemplo, ter trocado pneus antes dos adversários diretos foi bom, deu um quarto lugar para o jovem Piastri, com possibilidades de pódio, e garantiu o segundo lugar a Norris, com possibilidades de vitória, que só não veio, segundo o próprio em entrevista pós GP, por que a corrida não teve mais algumas voltas, a estratégia para o carro de Sérgio Perez foi bem questionável, já que o mexicano largou em 11° e chegou em 8°, mas fica a pergunta, ele poderia ter ido mais longe se não optasse pelos pneus brancos?
Já para a Ferrari, podemos considerar que as paradas após as McLaren não foram as melhores escolhas, mas, apesar de muita gente achar que foi um erro, poderemos imaginar que o ritmo da equipe de Woking(McLaren)tinha “mais carro”, e que ultrapassaria as Ferrari de qualquer jeito.
Resta agora aguardar mais uma semana, quando teremos o GP de Mônaco se o reinado de Verstappen e sua Red Bull será ou não superada, estaremos acompanhando , e levando até vocês tudo sobre a temporada 2024 da Fórmula 1, até a próxima semana!
Confira a colocação do top 10 do GP da Emilia-Romagna

1 – Max Verstappen (Red Bull)2 – Lando Norris (McLaren)3 – Charles Leclerc (Ferrari)4 – Oscar Piastri (McLaren)5 – Carlos Sainz (Ferrari)6 – Hamilton (Mercedes)7 – Russel (Mercedes)8 – Sergio Pérez (Red Bull)9 – Lance Stroll (Aston Martin)10 – Yuki Tsunoda (Racing Bulls)
*Com agências

Murilo Oliveira é empresário no ramo de culinária chinesa e locutor da Rádio Canabrava FM e apresenta o “café com notícias” apaixonado por automobilismo desde a adolescência, acompanha várias categorias, com atenção especial para a Fórmula 1.