Volkswagen declara pausa na produção com férias coletivas em três fábricas de SP

Segundo a montadora de veículos, a produção foi afetada pelas chuvas do RS que refletiram na queda de vendas e transporte de peças
A Volkswagen pausou sua produção em três fábricas de São Paulo, nesta segunda-feira (20), para iniciar férias coletivas. Com a medida, a montadora busca diminuir o impacto das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, na produção de veículos.

A empresa informou através de nota que “alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir”, por isso, a necessidade de pausar temporariamente as produções.
As fábricas de Anchieta, em São Bernardo do Campo (ABC), Taubaté e São Carlos, foram as afetadas pela paralisação. Já a unidade do Paraná, em São José dos Pinhais, segue produzindo normalmente até o momento.
Até 3 de junho, 4 mil metalúrgicos de Anchieta estarão de férias, além de outros 1.800 funcionários de Taubaté. Em Ibaté, no interior do estado, o funcionamento será reduzido para um único turno de produção. Já em São Carlos, onde são fabricados os motores da Volks, 327 metalúrgicos estão em féria coletivas por 11 dias.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) afirmou que a informação foi apresentada aos trabalhadores em duas assembleias na última semana.
“A montadora vem monitorando os reflexos das chuvas e chegou a protocolar um aviso de 20 dias de férias coletivas na semana passada. Mas acabou reduzindo o período para dez dias após novas análises do cenário produtivo. A Volks vai continuar acompanhando a situação no Rio Grande do Sul e alterações no período de férias coletivas não estão descartadas”, disse o Sindmetau.
As vendas de veículos sofreram uma queda em maio, devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo dados da Bright Consulting, na primeira quinzena deste mês, as vendas caíram 18% em relação ao mesmo período de abril.
A participação do estado nas vendas saiu de 4,5% em abril para 0% desde 7 de maio. A consultoria estima reflexos também nos próximos meses. No estado gaúcho a frota de veículos é de 2,8 milhões de unidades, mas cerca de 150 mil a 200 mil veículos tiveram perda total pelas chuvas, conforme projeção da Bright Consulting.
Fonte: Metro1