Sepultura de Maria Marques, mulher que teve o rosto marcado por iniciais de Cangaceiro, é encontrada em Ribeira do Pombal-BA

Pela primeira vez, a internet registra a localização da sepultura da senhora Maria Marques, figura histórica lembrada por ter sido marcada no rosto por Zé Baiano, um dos mais temidos cangaceiros do Nordeste.



O túmulo foi identificado nesta terça-feira (20), em Ribeira do Pombal-BA, pelo pesquisador e mestre Josévaldo Matos (@josevaldomatos.pombal / @eu.josevaldomatos). A descoberta foi compartilhada publicamente e contou com o reconhecimento da família Marques, que autorizou a divulgação.

O historiador destacou a importância do achado: “Hoje, em Ribeira do Pombal, vivi um momento marcante da minha caminhada como pesquisador da memória da nossa terra. Após conhecer e narrar a trajetória de Dona Maria Marques, uma mulher que enfrentou momentos difíceis, chegou a quase perder a vida, mas que encontrou forças para seguir em frente, encontrei o desfecho dessa história, o seu túmulo, preservado aqui em nossa cidade. Esse achado, feito por mim (e com a colaboração da Miriam, Cássia, Marcos, Cacilda, Flávia e Robério Santos), não representa apenas o fim de uma busca, mas também a oportunidade de dar voz e visibilidade a alguém que, em sua simplicidade e resistência, fez parte do tecido humano que constrói a história de Ribeira do Pombal. O túmulo de Dona Maria Marques passa a ser agora um ponto de memória, um lugar de reconhecimento e respeito à sua trajetória.”

Maria Marques está sepultada no Cemitério São Benedito (Cemitério Velho), no centro de Ribeira do Pombal

A descoberta representa um importante registro histórico para a cidade e para todos que estudam e preservam a memória do cangaço e da cultura sertaneja.

Fonte: Web Diário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo