Hamas declara fim da Guerra e início do cessar fogo

O entendimento, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encerra uma das fases mais sangrentas do conflito, que deixou mais de 67 mil mortos e destruiu boa parte do território palestino
O chefe do Hamas, Khalil Al-Hayya, declarou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel. Ele afirmou ainda ter recebido garantias dos Estados Unidos e de mediadores de países árabes sobre um cessar-fogo permanente.
O anúncio de um acordo de paz foi feito na quarta-feira (8). Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Israel e Hamas concordaram com a implementação de uma primeira fase para o fim da guerra.
O entendimento, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encerra uma das fases mais sangrentas do conflito, que deixou mais de 67 mil mortos e destruiu boa parte do território palestino. A guerra entre Israel e o Hamas começou em 7 de outubro de 2023, quando os terroristas lançaram um ataque que resultou na morte de mais de 1.200 pessoas e no sequestro de outras 251.
Em entrevista à BandNews FM, o professor de Relações Internacionais da ESPM Leonardo Trevisan classificou o entendimento como “o único acordo possível” neste momento. Para o especialista, a exaustão das partes e o impacto humanitário do conflito criaram o ambiente político necessário para o cessar-fogo.
“São quase 70 mil mortos e mais de mil desde o primeiro ataque. O que se tenta agora é interromper essa tragédia humanitária. É um duelo entre a experiência e a esperança”, avaliou Trevisan.
Fonte: Band