Treinamento de alta complexidade: Euclides da Cunha viverá cenário realista de ataque a banco

Nesta quarta-feira (19), foi realizada, no auditório do Ministério Público de Euclides da Cunha, uma reunião estratégica com representantes da imprensa local para alinhar detalhes do Simulado de Primeiras Respostas a Crimes Contra Instituições Financeiras, que ocorrerá no dia 25 de novembro, às 22h, em frente ao Banco do Brasil.
O encontro reuniu autoridades de diferentes frentes da segurança pública e órgãos de apoio, fortalecendo a integração entre instituições que atuam diretamente em situações de crise. Entre os presentes estavam o Tenente-Coronel Roberto Sampaio, representantes da Polícia Militar do 5º Batalhão, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Segurança Pública, Diretoria de Trânsito, Anjos do Cumbe, representantes de bancos locais, além do chefe de gabinete Julles Brenner, do presidente da Câmara de Vereadores Tita da Água e profissionais da imprensa.
Realizado pela Polícia Militar de Euclides da Cunha, o simulado tem como objetivo central, treinar a tropa para oferecer uma resposta rápida, coordenada e eficiente em cenários de alta complexidade. A ação envolve técnicas de controle da cena do crime, protocolos de segurança e integração direta entre forças policiais e órgãos parceiros. Será uma ação que reproduzirá fidelidade, operações reais contra ataques a instituições financeiras.
Para garantir a plena segurança da operação, haverá interdição de vias, além de bloqueios para veículos e pedestres nas áreas próximas ao Banco do Brasil. Todo o planejamento foi detalhadamente apresentado em mapa às equipes de comunicação, reforçando a importância da orientação prévia à população.
A Polícia Militar destacou que serão utilizados explosivos fictícios, sem qualquer dano real, como parte da ambientação do cenário. Também ocorrerão disparos de armas de fogo, utilizando munição de festim, totalmente segura. Segundo a corporação, não há risco para moradores, comerciantes ou transeuntes.
O simulado será um marco na preparação das forças de segurança locais, consolidando Euclides da Cunha como referência regional em ações coordenadas e eficientes no combate ao crime organizado.
Fonte: euclidesdacunha.com



