Menino de cinco anos detido pelo ICE é liberado e retorna a Minneapolis

Liam Conejo Ramos e o pai estavam retidos em centro de detenção para imigrantes no Texas há mais de uma semana

O menino Liam Conejo Ramos, de 5 anos, e seu pai estão de volta a Minneapolis após serem liberados de um centro de detenção no Texas, onde ficaram retidos por mais de uma semana, segundo o deputado texano Joaquin Castro.

Liam, de 5 anos, e seu pai, Adrian, foram levados por agentes de imigração da garagem de sua casa em um subúrbio de Minneapolis e enviados a um centro de detenção no Texas, a cerca de 2.100 quilômetros de distância, projetado para deter famílias. Eles permaneceram detidos por mais de uma semana.

No sábado, um juiz federal determinou que o menino e seu pai fossem libertados “o mais rápido possível”, e no máximo até terça-feira, enquanto o caso de imigração segue tramitando no sistema judicial. A decisão, compartilhada com a CNN por um assessor do tribunal do juiz, foi publicada inicialmente pelo San Antonio Express-News.

“Agora estamos trabalhando de perto com nossos clientes e seus familiares para garantir uma reunificação segura e oportuna”, disseram os advogados da família em comunicado no sábado. “Estamos satisfeitos que a família agora possa se concentrar em estar junta e encontrar um pouco de paz após essa experiência traumática.”

A detenção de Liam — e a foto marcante de um agente segurando a mochila do Homem-Aranha do menino enquanto ele olhava por baixo de um gorro com orelhas de coelho — alimentou a indignação crescente contra a ampla repressão do governo Donald Trump contra imigração e reacendeu o debate sobre o que acontece com as crianças quando os pais são levados pela polícia migratória.

Fonte: CNN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo