Região reduz o número de homicídios em 16% Confira a Mancha Criminal da sua cidade, ano 2019!

Como já é tradição, o PORTAL ALERTA divulga em todos os anos, a Mancha Criminal, apontando os locais exatos onde ocorreram, e números importantes sobre homicídios ocorridos no ano anterior.
Em 2019 foram avaliados dados de 15 cidades, são elas: Adustina, Araci, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, e Tucano. Vale ressaltar que os dados foram retirados de matérias jornalísticas veiculadas por este canal de notícias.
Outras seis cidades ficaram de fora deste estudo por falta de dados, são elas: Antas, Crisópolis, Itapicuru, Novo Triunfo, Olindina, e Quijingue.
A Mancha Criminal tem como objetivo não apenas auxiliar as forças policiais, como também deixar à população informada sobre os locais mais críticos de cada cidade.
Nos casos Avaliados, foram analisados, não apenas o número de homicídios, mas também a possível motivação, meio utilizado, localidade, idade, cor, entre outros. Confira:
Homicídios em Números Gerais
Das 15 cidades avaliadas, os destaques ficaram para Fátima e Ribeira do Amparo que neste quesito podem se orgulhar como municípios mais seguros da região, já que não houve registro de homicídio em 2019. Já no outro extremo, Araci teve o maior número de crimes desta natureza, registrando 26 do total de 101, equivalendo a 26% dos crimes de toda a região. Veja a Ranking:
Homicídios para cada 100.000 habitantes
Em 2019, o PORTAL ALERTA fez uma análise proporcional, igualando a pesquisa aos números utilizados pelos órgãos de Segurança Pública, avaliando todos os municípios numa possível taxa populacional, no caso 100.000 habitantes, chegando assim a uma proporção. Este número nem sempre pode ser visto como EXATO, porém serve para fazer um comparativo entre os municípios. Neste caso, houve uma mudança no Ranking, no que se diz respeito à liderança, já que Araci caiu para a segunda posição do ranking com 46 homicídios/100.000 habitantes, perdendo apenas para Nova Soure-BA, que mesmo reduzindo o número de crimes em 25% comparado ao ano passado, lidera mais uma vez com 47 homicídios/ 100.000 habitantes. Confira como ficou o Ranking:
Outros dados:
Este ano não foi possível identificar as motivações dos crimes, pois na maioria deles as forças de segurança pública não divulgaram as motivações. Já com relação ao uso de armas de fogo, foi responsável por 77% dos crimes. Das 101 vítimas, 64 tiveram as suas respectivas idades divulgadas, chegando a uma média de 33 anos de idade. Por fim, por sugestão de uma internauta, o PORTAL ALERTA fez um levantamento através de divulgação das fotos, a respeito da cor da pele das vítimas. Foram divulgadas 55 fotografias, destas 60% eram negras, e as outras 40% brancas.
Redução de homicídios:
Na região, houve uma redução em 16%, no número de homicídios em comparação à 2018, ou seja, 19 homicídios a menos. Os destaques ficaram para Fátima e Ribeira do Amparo, que reduziram em 100%, bem como Tucano e Ribeira do Pombal, consideradas cidades violentas, mas que reduziram significativamente em 42% e 53%, respectivamente. Confira o quadro:


Contramão:
Na contramão da região, apenas 04 cidades tiveram um aumento no número de assassinatos, são elas: Araci (73%), Cipó (33%), Euclides da Cunha (8%), e Paripiranga (400%). Confira:
O mês mais violento na região foi junho, com quatorze assassinatos no total, enquanto novembro registrou apenas quatro. Um assassinato ocorrido em Ribeira do Pombal não teve a sua data exata divulgada. Confira o Gráfico:
Com base nestes números, o Comandante da 21ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), Maj Dequex, responsável pelo policiamento de dez das quinze cidades pesquisadas, atribuiu o sucesso ao Policiamento Preventivo realizado através de rondas e abordagens nos respectivos municípios, bem como ao trabalho de excelência feito pela equipe de investigação. Além disso chamou a atenção para o aumento do efetivo: “Aumentamos significativamente o número de soldados da nossa Unidade, com a realização do Curso de Formação de Soldados, e somados aos policiais oriundos de outras Unidades, bem como ao compromisso dos que aqui estavam, aos poucos alcançamos o sucesso das nossas ações, o que está sendo percebido ao longo dos dias”, afirmou Dequex.
Já o Maj Wellington, comandante da CIPE Nordeste (Companhia Independente de Policiamento Especializado na Região Nordeste), responsável pelo policiamento de treze cidades das quinze pesquisadas, afirmou que: “em relação ao município de Araci houve um aumento anual de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais) por conta do 1º Semestre, e já no 2º semestre intensificamos o policiamento naquela cidade e seus respectivos povoados com apreensões de armas de fogo e alguns autos de resistência a prisão. No geral, houve um saldo positivo, diante da interação dos demais órgãos de Segurança Pública, a atuação da Inteligência Policial e a Participação da Comunidade” pontuou Wellington.
Confira a Mancha Criminal de sua Cidade:
Fátima – Não houve Homicídios
Ribeira do Amparo – Não houve Homicídios
Redação: Portal Alerta