Mancha Criminal de Ribeira do Pombal, ano 2019

Em 2019, Ribeira do Pombal-BA registrou nove homicídios, sendo seis motivados pelo crime organizado, dois por desentendimento, um por causa não divulgada.

Atualmente Ribeira do Pombal é habitada por 54.773 pessoas, de acordo com o último levantamento do IBGE. Desta forma, analisando em proporção, ficou com uma média de 16 homicídios para cada 100.000 habitantes.

Por fim, se concluiu que abril foi o mês mais violento do ano, com dois homicídios.   Sete destes crimes foram cometidos com arma de fogo, um com faca, e o outro por lesão corporal seguida de morte (agressão física).

Vale ressaltar que estes dados são baseados em matérias jornalísticas do site PORTAL ALERTA, não incluindo mortes por intervenções policiais, o que pode ser contestadas pelas autoridades policiais.

Confira o Mapa:

1 – Wagner Luís Gonçalves Ribeiro, 41 anos, em 28/01/2019

Local: Rua I, zona sul, Pedro Tiburcio

Meio Utilizado: arma de fogo

Possível Motivação: Desconhecida

2 – M.R dos S, 16 anos, em 23/04/2019

Local: Estrada Vicinal da BR 410

Meio Utilizado: Arma de Fogo

Possível Motivação: Crime Organizado

3 – Rafael Santana dos Santos, 29 anos, em 26/04/2019

Local: Rua E, zona Oeste

Meio Utilizado: Arma de fogo

Possível Motivação: Crime Organizado

4 – Anderson Matos dos Santos, 25 anos, em 03/05/2019

Local: Povoado Nova Esperança

Meio Utilizado: Arma de fogo

Possível Motivação: Crime Organizado

5 – Marlon da Silva Vieira, 33 anos, em 21/06/2019

Local: Vila Operária

Meio Utilizado: Arma de Fogo

Possível Motivação: Crime Organizado

6 – Fernando Santos Souza (Fernandinho), em 22/07/2019

Local: Estrada vicinal entre os povoados Tanque Novo e Baixa das Antas

Meio Utilizado: Arma de fogo

Possível Motivação: Crime Organizado

7 – Weslei Caetano dos Santos (Wel), 24 anos, em 11/09/2019

Local: Fazenda Brejo, bairro Pombalzinho

Meio Utilizado: Arma de fogo

Possível Motivação: Crime Organizado

8 –  Vanda Oliveira de Carvalho, 62 anos, em 25/10/2019

Local: Rua Coronel Pedro Costa

Meio Utilizado: Faca

Possível Motivação: Desentendimento

9 – Antonio de Henrique, idade não informada, data não divulgada

Local: Distrito de Vila Rodrigues

Meio Utilizado: Agressão

Possível Motivação: Desentendimento

Confira o gráfico comparativo mensal entre 2018 e 2019:

Forças de Segurança

Com a redução de homicídios, o PORTAL ALERTA procurou os representantes das forças de Segurança locais para comentarem a respeito dos números.

De acordo com o Sub Tenente Rocha, comandante do 2º Pelotão/ Ribeira do Pombal, os números refletem a melhoria gradativa no Combate ao Crime Organizado. Dentre essas melhorias, está incluso o aumento no efetivo local, que dobrou, além da união entre as forças policiais. “O 2º Pelotão tem realizado o serviço preventivo, através da realização de abordagens de rotina, tanto na região central, quanto nos bairros periféricos, inibindo a ação de criminosos nessas áreas. Por outro lado, é importante também destacar o trabalho realizado pelo serviço de Investigação da 21ª CIPM, que contribuiu bastante para tal redução. A união entre as Forças Policiais (Polícia Civil, GCM, PRF, e PM) tem sido o diferencial no sucesso das nossas ações”, pontuou Rocha.

Já Dr. Edemir Luchini, Delegado titular afirmou que diante de tantas mudanças benéficas e significativas ocorridas na cidade de Ribeira do Pombal/BA, entre os anos de 2018 e 2019, na área da segurança pública, torna-se importante ressaltar o brilhante papel de toda a equipe da polícia civil do município nos anos citados, a qual, apesar das muitas adversidades encontradas, e através de inúmeros esforços, conseguiu reduzir drasticamente o número de homicídios na cidade, passando de 19 casos no ano de 2018 para apenas 09 em 2019, ou seja, uma redução de 53% do índice desse tipo de crime no município, ressaltando-se ainda o fato de que, todos eles foram elucidados, com a correta identificação dos autores, e aplicação das medidas cabíveis. “Sabemos que ainda há um longo caminho a ser trilhado em busca da pacificação total da nossa região, para que crimes tão bárbaros como esses deixem de vez de serem cometidos, mas também sabemos que a violência advém de inúmeros outros fatores, os quais são difíceis de serem totalmente extintos da comunidades, contudo, a Polícia Civil vem trabalhando arduamente no seu combate, e, como visto, estamos, aos poucos, conseguindo reduzir tais índices na medida do possível, e queremos poder fazer ainda mais. Não poderia deixar de enfatizar que a Polícia Civil sozinha dificilmente teria conseguido chegar nesse resultado, devemos também agradecer a todas as demais forças policiais locais a Polícia Militar, PRF e a Guarda Civil Municipal, que sempre se fazem presentes, e, junto a nós, estão lutando diariamente para que Ribeira do Pombal seja uma cidade de paz, acolhedora como sempre foi e longe da violência e da criminalidade. Meu muito obrigado a todas as forças policiais pelos resultados alcançados em 2019, e vamos juntos construir um 2020 ainda melhor”, concluiu o delegado.

Já Ricardo Bitencourt, comandante da Guarda Civil Municipal, chamou a atenção para as rondas preventivas em que a corporação tem realizado ao longo dos dias. Segundo Ricardo, a presença dos Guardas Municipais em pontos estratégicos, têm inibido as ações de criminosos, contribuindo assim com a redução nestes números.

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo