Rússia diz que 1ª fase da guerra na Ucrânia ‘foi concluída’

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta sexta-feira (25) que a primeira fase da “operação militar” — como chamam a guerra — na Ucrânia foi concluída.

Segundo as autoridades russas, agora o foco vai estar concentrado na “libertação” da região de Donbas, no leste do país.

Segundo informações da pasta, a Rússia controla 93% de Luhansk e 54% de Donetsk, as autoproclamadas repúblicas no leste da Ucrânia. As duas áreas ficam na região de Donbas e foram reconhecidas como independentes pelo Kremlin —governo russo.

“O potencial de combate das Forças Armadas da Ucrânia foi consideravelmente reduzido, o que torna possível concentrar nossos esforços centrais em alcançar o objetivo principal, a libertação de Donbas”, disse Sergei Rudskoi, chefe do Estado-maior da Rússia.

A ONU (Organização das Nações Unidas) disse ter confirmado 1.081 mortes de civis e 1.707 feridos na Ucrânia desde o início da invasão, no dia 24 de fevereiro. A organização afirma, porém, que o número real provavelmente é muito maior.

Já o Ministério da Defesa da Rússia disse que 1.351 soldados russos foram mortos e 3.825 feridos na guerra contra a Ucrânia, informou a agência de notícias Interfax.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo