Setembro Verde: 24 pacientes do Hospital do Rim de Ribeira do Pombal-BA aguardam na fila de transplante

Há quase 10 anos em Ribeira do Pombal-BA, o Hospital do Rim atende diversos pacientes renais crônicos de diversas cidades da região.

Desde o início das atividades, 10 pacientes já foram submetidos à transplante de rim, enquanto 24 aguardam na fila. Na Bahia, o número ultrapassa os 2 mil.
O tema volta a ser discutido no mês de setembro, devido à campanha do “setembro verde”, que visa conscientizar a respeito da doação de órgãos e tecidos. A campanha deste ano chama atenção para um diálogo franco e aberto, entre o doador e a sua família, para que manifeste de forma clara e objetiva, a sua vontade à doação. “As pessoas não conversam sobre a doação de órgãos e tecidos, quando morrem, cabe a família autorizar a doação. Durante a acolhida entrevistamos o familiar e damos o direito de a família decidir pela doação. Muitas vezes, quando dizem ‘não’, a maioria é porque desconhece a vontade de quem foi a óbito. Se isso for deixado claro em vida com a família, ela vai autorizar”, explica a coordenadora estadual da Central de Transplantes da SES do Mato Grosso do Sul, Claire Miozzo.
Redação: Portal Alerta