Governo do Rio divulga perfis dos mortos em megaoperação; 95% tinham ligação com o CV

Levantamento da Polícia Civil aponta que mais da metade dos identificados era de fora do estado; 59 tinham mandados de prisão pendentes

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, na noite deste domingo (2), o perfil dos mortos na Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital. De acordo com a Polícia Civil, mais de 95% dos 115 identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho, e 54% eram de fora do estado.

A operação, considerada uma das maiores ações de combate ao crime organizado da história do Rio, deixou 117 suspeitos mortos – além de quatro policiais, dois civis e dois militares. O levantamento foi elaborado pelo setor de inteligência da Segurança Pública, que apontou ainda que 59 dos mortos tinham mandados de prisão pendentes e 97 possuíam histórico criminal relevante.

Entre os 17 que não apresentavam antecedentes, 12 tinham publicações nas redes sociais com indícios de participação no tráfico. A lista também mostra que 62 dos mortos eram naturais de outros estados, incluindo Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Maranhão, Paraíba, Mato Grosso e Distrito Federal – o que indica, segundo as investigações, a presença de chefes de facções de 11 estados e quatro das cinco regiões do país.

O governador Cláudio Castro classificou o resultado da operação como “um duro golpe na criminalidade” e reforçou a necessidade de integração nacional no combate ao Comando Vermelho.

“Se não houver uma atuação unificada, venceremos batalhas, mas não a guerra. Conter a expansão territorial do Comando Vermelho depende de ações conjuntas e inteligentes”, afirmou Castro.

O secretário da Polícia Civil, Felipe Curi, destacou que o trabalho investigativo segue em andamento e que todos os dados estão sendo documentados para garantir transparência e legalidade.

“Os que não tinham anotações criminais reagiram armados. São narcoterroristas que saíram do anonimato”, disse.

Já o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, explicou que as forças de segurança atuaram para concentrar os confrontos em áreas de mata, fora das regiões habitadas, para proteger a população.

“Foi lá onde se deram os maiores embates. E quem estava na mata, estava em confronto com a polícia”, afirmou o coronel.

@portalalerta

Governo do Rio divulga perfis dos m0rt0s em megaoperação; 95% tinham ligação com o CV O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, na noite deste domingo (2), o perfil dos m0rt0s na Operação Contenção, deflagrada na última terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da capital. De acordo com a Polícia Civil, mais de 95% dos 115 identificados tinham ligação comprovada com o Comando Vermelho, e 54% eram de fora do estado. #brasil #riodejaneiro #operacaocontencao #identificacao #policia #portalalerta #portal_alerta #deolhonanoticia

♬ som original – Portal Alerta

Fonte: Band

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo