Trump reduz tarifas sobre importações agrícolas em ordem executiva

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou uma medida significativa ao assinar uma ordem executiva que reduz as tarifas aplicadas a várias importações agrícolas, incluindo carne bovina, tomates, café e bananas. Essa decisão, publicada na última sexta-feira (14), é retroativa, com validade a partir da 00h01 de quinta-feira (13).
No documento oficial, Trump explica que a redução das tarifas foi uma resposta às informações e recomendações fornecidas por autoridades relevantes, à situação das negociações comerciais em curso e à atual demanda interna por determinados produtos, bem como à capacidade de produção local.
A nova ordem do presidente não elimina completamente as tarifas sobre esses produtos, mas alega a exclusão de várias mercadorias das taxas tarifárias “recíprocas” que foram anunciadas anteriormente, que variavam entre 10% e 50%. O secretário de Comércio e o Representante Comercial dos Estados Unidos, conforme declarado por Trump, devem continuar monitorando o que ele considera uma “emergência” relacionada ao déficit comercial do país.
Além disso, o documento indica que, caso a execução da ordem exija o reembolso de valores já quitados, esses reembolsos devem ser processados em conformidade com a legislação e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Fonte:bahia
Fonte: Dia a Dia Nordeste



