Câmara de Cícero Dantas reprova contas de ex-prefeito José Weldon e o torna inelegível por 8 anos

Na noite de terça-feira (09), a Câmara de Vereadores de Cícero Dantas decidiu, por 7 votos a 5, reprovar a prestação de contas do ex-prefeito do município José Weldon, relativo ao exercício financeiro de 2011, seguindo o parecer emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) e os pareceres da Comissão Permanente de Finança, Orçamento, Contas, Obras e Serviços Públicos e da Comissão Permanente de Fiscalização, pertencentes ao legislativo local. A sessão, que contou com a presença de doze vereadores, de apoiadores do ex-prefeito e de interessados em acompanhar a votação, foi marcada em alguns momentos, por bate-bocas e discursos acalorados por parte de parlamentares favoráveis e contrários à reprovação das contas.

Após o resultado da votação, o líder da oposição, na casa, Nenê de Nedito do PRB, que apresentou voto em separado com a parlamentar Eugênia de Evangelista (PT do B), por ambos terem sido sub-relatores das comissões, afirmou que o julgamento foi injusto e que o ex-prefeito não cometeu nenhum crime: “O processo começou bem, mas terminou errado, ouve vícios, apesar de no momento da sessão tudo ter ocorrido dentro da legalidade. Como o próprio tribunal disse, Weldon não praticou dolo ou desviou recursos da Prefeitura, o que apenas houve foi uma falha técnica no sistema SIGA, que foi implantado em 2011, e que já apresentou muitas falhas anteriormente”.

Já o vereador Carlinhos (PSL), que foi relator de um dos pareceres favorável à reprovação das contas do ex-prefeito Weldon, e é líder da situação no Câmara, destacou a ausência do mesmo na sessão desta terça e em reuniões das comissões, às quais, ele foi convidado: “O ex-prefeito fez pouco caso, ele não deu nenhuma satisfação à casa, nem mandou alguém para representá-lo. Ele deveria ter vindo aqui, quem sabe não traria algum argumento para mudar alguma coisa. O relatório do TCM deixou bem claro a ausência de peças fundamentais na prestação de contas como a falta de registro de algumas folhas de pagamento de secretários e o repasse a uma instituição, que ele não prestou contas direito”. Com a decisão do legislativo de Cícero Dantas, José Weldon fica inelegível pelos próximos oito anos. O ex-prefeito, no entanto, ainda pode recorrer em outras instâncias, no judiciário.

Confira como votou cada um dos doze parlamentares presentes na sessão desta terça (09) Contrários à reprovação da prestação de contas: 1 – Nenê de Nedito (PRB), 2- Eugênia de Evangelista (PT do B), 3- Jackson Almeida (PMDB), 4- Nininho de Nedito (PSC), 5- Sinelson (PR). Favoráveis à reprovação da prestação de contas: 1- Carlinhos (PSL), 2- Zé Domingos (PT), 3- Abelardo Junior (PSL), 4- Márcio Amaral (PSL), 5- Hery da Betania (PSL), 6- Wilson (PTN), 7- Rogério (PTC).

Fonte: Gazeta do Mel

Com informações: Joilson Costa e Sertão em Pauta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo