Mirando em 2020 para acertar em 2022

Enquanto muitos já iniciem as especulações políticas com relação as eleições 2020, que definirão os destinos de 5,570 municípios brasileiros, outros já analisam o pleito de 2022.

O crescimento do PSD (Partido Social Democrático) tanto no cenário nacional, quanto no Estadual (Bahia), contraria a tendência de que as articulações políticas devem ser feitas próximo do período eleitoral em questão. Tomando como base a Bahia, o que se percebe é um fortalecimento do citado Partido Político, que tem recebido diversos gestores municipais, chegando à marca de aproximadamente 100 prefeitos filiados, o que representa aproximadamente 25% cidades sendo governadas pelo referido partido.

Os números mostram que para o PSD as eleições de 2020 serão de fundamental importância, já que a ideia é manter ou aumentar tal representação, pensando na sucessão estadual. Neste cenário, o partido possui no momento: 09 deputados estaduais, 06 deputados federais, e 02 senadores.

Já na região, o destaque fica para o prefeito de Ribeira do Pombal-BA, Ricardo Maia. O gestor não esconde de ninguém que seu objetivo político após oito anos à frente da prefeitura pombalense, é pleitear uma vaga na Câmara Federal.  Além do trabalho que o gestor vem exercendo no município em que representa, Ricardo tem se tornado uma liderança regional. Recentemente se tornou presidente do COISAN (Consórcio Público Interfederativo de Saúde Nordeste II), que atualmente abrange 15 municípios da região. Vale ressaltar que a criação deste Consórcio contou com a articulação política de alguns gestores municipais, principalmente do pombalense. Em Recente postagem em seu Blog, o radialista Joilson Costa afirmou que diversas lideranças políticas regionais, de diferentes municípios, têm procurado Maia em busca de apoio político, o que confirma a condição de destaque para representar a região nas eleições de 2022.

Embora ainda seja cedo para qualquer tipo de especulação, já que os nomes para possíveis sucessões municipais ainda não foram divulgados, é possível prever que muitos irão “mirar” em 2020, mas terão como alvo “2022”.

Curta nossa página no facebook, e continue atualizado sobre tudo o que acontece em sua cidade!

Baixe o NOVO APLICATIVO Portal Alerta, e fique de olho na notícia

 Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo