PF cumpre mandados na Bahia em operação contra desvio de dinheiro

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (25) a segunda fase da Operação “E o Vento Levou”, trabalho conjunto da PF, da Receita Federal e do Ministério Público Federal. 

Foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo sete mandados de busca e apreensão para endereços das pessoas e empresas nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Salvador, Lauro de Freitas, Milagres (BA) e Nova Lima (MG).

A primeira fase da operação teve como foco o desvio de dinheiro da empresa Cemig Geração e Transmissão por meio do aporte de R$ 850 milhões na empresa Renova Energia SA, com posterior repasse de parte deste recurso por meio do superfaturamento de um contrato com a empresa Casa dos Ventos. Também teria ocorrido escoamento dos valores por transferência a várias empresas.

Em seguida, de acordo com a PF, o dinheiro foi convertido em espécie e distribuído a diversas pessoas. A segunda fase deflagrada hoje tem como escopo o destino final do dinheiro. As provas produzidas até o momento apontam para pessoas e empresas baianas e de Minas Gerais.

Aos investigados, poderão ser imputados, na medida de sua participação nos fatos, os crimes de associac¸a~o criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, e falsidade ideológica, cujas penas, somadas, podem resultar de nove a 38 anos de prisão.

Fonte: Metro 1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo