Doze estudantes da mesma escola estadual em Paripiranga-BA são finalistas da Olimpíada Nacional em História

Doze estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no município de Paripiranga-BA, foram os únicos finalistas da Bahia na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os estudantes embarcaram, na última sexta-feira (16), para participarem da prova final da competição, que ocorreu no último sábado (17), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas-SP. A cerimônia de premiação aconteceu no domingo (18). A Secretaria da Educação do Estado tem fomentado a participação dos estudantes da rede nas olimpíadas estaduais e nacionais, por meio do Programa Bahia Olímpica.

Os estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos foram selecionados entre os 1.014 inscritos em todo o Estado e formam as equipes denominadas de: “Tríplice aliança”; “Demônios historiadores”; “Maria Bonita e os jagunços”; e “O mar vai virar sertão”. Esta última foi classificada pela organização da olimpíada como a melhor da Bahia por ter obtido a maior pontuação nas provas realizadas até a final.

Entre os alunos da equipe “O mar vai virar sertão” está Mateus Dias dos Santos, 19, 3º ano e morador da zona rural de Paripiranga. Ele falou sobre o significado de participar da final na olimpíada. “Vai ser muito bom sair do meu Estado com meus colegas para conhecer outras pessoas, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Estamos muito felizes em chegar até a final após passarmos por seis etapas”, disse, entusiasmado.

A professora de História e orientadora das quatro turmas falou da satisfação em ter quatro esquipes da escola finalistas. “Começamos com 14 equipes na escola e que chegaram até a última fase, na qual foram classificadas quatro e isso é muito gratificante, pois mostraremos para o país que existe um trabalho de qualidade sendo feito na rede estadual de ensino da Bahia”, afirmou a educadora, que também está acompanhando os estudantes na viagem.

Mais sobre a olimpíada – A olimpíada teve início em maio com a participação de 18,5 mil equipes, um total de 73 mil inscritos em todo o país, atingindo recorde de inscrição. A iniciativa possui seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Cada equipe é composta por um professor de História e três alunos do 8º ou 9º anos do Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, pertencentes a escolas públicas e particulares de todos os estados.

Programação – No primeiro dia da final (sábado), as equipes realizaram a prova dissertativa presencialmente durante a manhã. Neste momento, os professores participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado foi comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde foram distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito. Neste ano, medalhistas de ouro e prata da 11ª ONHB poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp.  A região Nordeste foi a que mais levou medalhas: do total de 75 distribuídas, 58 foram para a região. O Rio Grande no Norte foi o estado com maior número de medalhistas: 20 no total, seguido de Pernambuco (15), Ceará (14), São Paulo (12), Bahia (4), Piauí (3), Minas Gerais (2), além de Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe, que levaram uma medalha cada. As escolas particulares levaram 43 medalhas enquanto as públicas conquistaram 32.

Sobre a ONHB – A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2019, em sua 11ª edição, consolidou-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Fonte: SECOM Bahia

Com informações: olimpiadadehistoria.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo