Policiais Militares denunciam uso indevido de fardamento da Corporação, durante Desfile Escolar em que retratou período militar no Brasil, em Nova Soure-BA

Na última quinta-feira, 19, a Escola Estadual D. Pedro I, situada no município de Nova Soure-BA, realizou o tradicional Desfile, onde tem como uma das finalidades, expor ao público o conhecimento adquirido durante o ano, sobre determinado tema.

Neste ano, o desfile teve como objetivo retratar acontecimentos históricos das décadas de: 50, 60, e 70. Dentre as alas, uma foi reservada ao Período Militar no Brasil, que iniciou em 1964 e terminou em 1985.

Acontece que, Policiais Militares que atuam no município, não concordaram com a forma com que o tema foi abordado, que segundo os policiais, “a Polícia Militar da Bahia não deve ter a sua imagem atrelada ao movimento, dando entender que foi a Corporação a responsável pela Ditadura, sendo que na verdade, coube ao exército tal iniciativa”. Ainda de acordo com informações, acompanhadas de imagem (Foto Capa), os alunos trajaram o Uniforme de forma inadequada, sem respeitar o padrão exigido, e o que seria mais grave neste sentido, o fato destes uniformes terem sido utilizados sem a devida autorização da corporação.

No caso específico do Uniforme sem a devida autorização, está previsto no Artigo 172 do Código Penal Militar, que o Uso Indevido de: Uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito, incorre em pena de até seis meses de detenção. Neste caso, mesmo se tratando de CPM, a lei alcança aos civis que desrespeitarem tal lei.

O que disseram as Partes

O site PORTAL ALERTA entrou em contato com representantes da Escola D. Pedro I. que na ocasião, a gestora afirmou está entristecida com a repercussão negativa, já que nos 78 anos de história da Escola, nunca ocorreu fato semelhante. Ainda esclareceu que o trabalho tinha como único objetivo retratar acontecimentos das décadas em questão, não tendo intenção alguma de ultrajar à instituição Policial Militar.

O site também entrou em contato o Serviço de Comunicação da 21ª CIPM, que até o momento não se pronunciou sobre o caso.

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Achei essa noticia uma perseguição, pois o uniforme da policia militar já foram utilizadas por estudantes de outra Instituição para representar o tempo da Ditadura Militar no Brasil. Assim como não foi exclusividade dos militares, mas eles também fizeram parte, assim como foi retratado no evento cultural.
    O evento estava lindo, teve efeito positivo na nossa cidade, pois foi retratado diferentes momentos históricos. Não vi nada demais, fizeram tempestade em um copo de agua.
    Acho que deveriam se preocupar com a segurança dos moradores.

  2. Que falta de humanismo, uma simples evento cultural, onde retratou alguns momentos histórico da década de 1950, 1960 e 1970, ter essa repercussão sem sentido, criando mal estar entre a policia e a população.
    Estou ansiosa pelo próximo evento cultural, espero que continue contando os fatos importante da próxima década.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo