Encontrada embarcação que derrubou óleo nas praias nordestinas

A Marinha e Ministério da Defesa apontam que uma embarcação grega foi a responsável pelo derramamento de óleo nas praias do Nordeste brasileiro. A PF (Polícia Federal) realiza uma operação em alvos ligados à empresa, na manhã desta sexta-feira (1).

Informações preliminares apontam que satélites identificaram uma mancha de óleo, no dia 29 de julho, distante aproximadamente 700 km da costa do Estado da Paraíba. O cruzamento inicial dos dados indicou que 1,1 mil navios trafegaram naquela rota durante um período próximo à identificação da mancha e que por isso poderiam estar ligados ao episódio.

Filtros na busca afunilaram para 30 o número de embarcações suspeitas, chegando agora à essa embarcação de bandeira grega.

O governo detalhou que esse navio tanque levava óleo cru do terminal de carregamento de petróleo de “San José”, na Venezuela, com destino à África do Sul. Segundo a Marinha, o navio suspeito manteve o sistema de monitoramento ligado (Automatic Indentification System-AIS).

A embarcação atracou na Venezuela no dia 15 de julho, permaneceu por três dias, e seguiu rumo a Singapura, pelo oceano Atlântico. O derramamento investigado teria ocorrido nesse deslocamento.

O nome da empresa responsável pela embarcação bem como o nome do próprio navio não foram divulgados. As investigações seguem para identificar a propriedade do petróleo transportado pelo navio e se o derramamento foi intencional ou acidental.

Até a última semana de outubro, foram registradas ocorrências de manchas de óleo em 97 municípios e 286 localidades, em todos os 9 estados do Nordeste. Foram encontrados mais de 100 animais afetados pelo óleo, com 81 mortes.

A operação da PF foi revelada pelo presidente Bolsonaro: “Estão sendo feitas busca e apreensão, parece que tem uma suspeita muito grande de uma empresa, suspeita ainda. Ele (Moro) tinha que fazer busca e apreensão para, quem sabe, ter a comprovação disso”, disse.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo