Rui Costa afirma que HGST não tem condições de receber exclusivamente pacientes com Covid-19, mas Semiárido Nordeste II terá unidades para tratamento

O governador Rui Costa disse hoje durante o programa Papo Correria, transmitido pela internet, que os municípios do território de identidade Semiárido Nordeste II, contarão com uma rede de atendimento para os pacientes contaminados com o novo coronavírus. Sobre a expectativa de que o Hospital Regional de Ribeira de Pombal pudesse receber esses pacientes, o governador explicou que a unidade não mantém condições de atender exclusivamente pessoas contaminadas pela covid-19.

“Nesse momento nós não queremos misturar no mesmo hospital pacientes de outras doenças com o coronavírus”, explicou. Médicos que trabalham nesse tipo de atendimento frequentemente se contaminam e transmitem a doença para outras pessoas. Dos 462 casos positivos ocorridos até agora na Bahia, pelo menos 34 são de profissionais de saúde. O Hospital de Ribeira do Pombal tem parte de suas instalações em obras e não permite a exclusividade.

A região contará com unidades que receberão apenas pacientes do coronavírus como o hospital de Paulo Afonso, com 30 leitos de UTI e a UPA de Tucano, por exemplo, sendo que os casos mais graves poderão ser transferidos para Salvador por UTI aérea, de acordo com o governador.

Ainda no Papo Correria, ele disse que sugeriu aos presidentes dos consórcios municipais de saúde que cada município reservasse uma unidade de saúde para receber apenas casos de covid-19 e em vez de misturar esses pacientes nessas unidades: “dessa forma restringiremos a circulação do vírus”. Confira:

Integram o território os municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Santa Brígida, e Sítio do Quinto.

Fonte: GovBA

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo