Três condutores são presos em flagrante por embriaguez, em Cipó-BA

Durante as atividades de fiscalização neste domingo (11), policiais rodoviários federais prenderam 03 condutores alcoolizados. Os flagrantes aconteceram na altura do quilômetro 202 da BR 110, em Cipó-BA.

A primeira ocorrência aconteceu durante abordagem a uma motocicleta Honda/ Cg 125 Fan, conduzido por um homem de 22 anos. O motociclista foi submetido ao teste no aparelho etilômetro (bafômetro) cujo resultado aferiu 0,37 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez. Ele disse que consumiu duas latas de cerveja após o almoço.

O segundo flagrante foi registrado por volta das 17h46, quando foi parado o automóvel Honda/HR-V para uma fiscalização detalhada. O condutor de 39 anos e que exerce a função de professor foi convidado a soprar o aparelho. O resultado do bafômetro aferiu 0,57 mg/L, muito superior ao valor limite considerado como crime que é de 0,34 mg/l de álcool por ar expelido dos pulmões.

Por último, foi dada ordem de parada a uma motocicleta Honda/ Cg 150 Fan. O comando foi desrespeitado e motociclista tentou escapar da fiscalização. Para não ser atropelado o policial teve que pular para o acostamento e caiu ao solo.

Em seguida, a equipe conseguiu interceptar a moto e ao se aproximarem do condutor percebeu sinais de que ele havia ingerido bebida alcoólica. Após ser submetido ao teste com o etilômetro, o resultado foi de 0,57 mg/l.

Todos os condutores foram presos pelo crime de trânsito previsto no artigo 306 da Lei 9.503/1997 (Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool – Embriaguez ao volante), e foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária para lavratura do auto de prisão em flagrante.

Penalidade

O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima, multa de R$ 2.934,70, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. O valor da multa dobra se o caso for de reincidência nos últimos doze meses.

A mesma multa é aplicada para quem se recusa a fazer o teste. Além disso, caso o policial verifique sinais de embriaguez como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, lavra um termo de constatação e prende o condutor.

Etilômetro passivo

O uso abusivo de álcool é uma das principais preocupações do órgão. Durante as abordagens, os policiais rodoviários federais farão uso do bafômetro passivo.

Em apenas alguns segundos o equipamento é capaz de detectar se o condutor fez uso ou não de álcool. Caso não seja constatada a presença de álcool, o aparelho acende uma luz verde e o policial libera o motorista. Se existir algum indício, ainda que mínimo, aparece uma luz amarela. Já a luz vermelha indica que, no local, há muito álcool, o que significa que o condutor, realmente, tem que ser parado e submetido ao teste de alcoolemia pelo bafômetro tradicional.

Além de dar celeridade para a fiscalização, o aparelho representa economia para a instituição, pois reduz os gastos com os bocais descartáveis.

Fiscalização rigorosa

A PRF intensificou a fiscalização em trechos estratégicos nas 23 Brs que cortam o estado, priorizando ações preventivas para redução da violência no trânsito. Entre as ações de fiscalização, o combate a embriaguez será intensificado ao longo dos trechos mais movimentados e considerados pontos críticos, pelo alto índice de acidentes e pela elevada taxa de cometimento de infrações de trânsito.

Fonte: Agência PRF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo