Cachorros infectados pelo coronavírus são identificados no Brasil pela 1ª vez

Pela primeira vez no Brasil, foi detectada infecção por coronavírus em cães. Dois cachorros, um buldogue francês e um vira-lata, testaram positivo para Covid-19 em Curitiba, capital do Paraná. A informação é de um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena uma pesquisa com animais de estimação em seis grandes cidades do país. Os resultados foram divulgados nesta semana. 

No mês passado, uma gata, em Cuiabá, Mato Grosso, também teve diagnóstico positivo para a doença, conforme divulgaram pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

De acordo com a pesquisa da instituição de ensino paranaense, os cães não têm complicações de saúde e apresentam alguns espirros. Os donos dos animais também foram infectados, de acordo com o estudo. No segundo caso, do cachorro sem raça definida, há convivência com outros quatro cães, mas nenhum deles adoeceu, por ora.

Em nota, o professor da UFPR e coordenador da pesquisa, Alexander Biondo, realtou que animais podem ser infectados pelo Sars-Cov-2, causador da Covid-19, mas não há evidências de que eles possam transmitir ou contrair a doença.

Fonte: Canabrava FM

Agencia Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo