Um dia após polêmica sobre cartilha, PM se pronuncia e diz que é parceira da Defensoria Pública

Um dia após a polêmica sobre a retirada do nome do Coronel Paulo Coutinho, comandante geral da Polícia Militar, da cartilha elaborada pela Defensoria Pública do Estado, a PM respondeu aos questionamentos do Metro1 sobre a ação.



Por nota, a PM disse que “é parceira e colaboradora da cartilha da Defensoria Pública nessa empreitada, uma vez que ambas as instituições possuem interesse comum no seu conteúdo”. Disse também que respeita “os direitos e garantias fundamentais do cidadão e da preservação da ordem pública”.

A Polícia Militar da Bahia desistiu de apoiar a cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”, lançada na última quinta-feira (22), em Salvador. No documento, constaria a assinatura do comandante geral da PM, Coronel Paulo Coutinho. No entanto, em cima da hora, houve a retirada do seu nome. A divergência foi no tópico “abordagens a grupos vulnerabilizados”, no qual a cartilha defende que pessoas trans possam escolher qual agente deve fazer a revista.

A presidente da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, criticou a Polícia Militar da Bahia por ter retirado a assinatura. “É triste que um comandante da polícia queira impedir que a população trans tenha uma abordagem digna. Queremos apenas que se resguarde o direito de cada pessoa”, diz.

Fonte: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo