Desemprego recua para 13,2% da população e atinge 13,7 milhões

Em um ano, o contingente de pessoas ocupadas avançou em 8,5 milhões de pessoas, segundo a Pnad Contínua, do IBGE

O Brasil registrou no trimestre encerrado em agosto uma taxa de desemprego de 13,2% da população, um recuo em relação aos 13,7% apontados até o fim de julho.

O resultado, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (27), mostra que 13,7 milhões de brasileiros apareciam como desocupados no fim do período (eram 14,1 milhões entre maio, junho e julho).

O número de pessoas ocupadas (90,2 milhões) avançou 4,0%, com mais 3,4 milhões no trimestre. Com isso, o nível de ocupação subiu 2,0 pontos percentuais para 50,9%, o que indica que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país. 

Em um ano, o contingente de ocupados avançou em 8,5 milhões de pessoas.

A ocupação foi impulsionada pelo aumento de 1,1 milhão de trabalhadores (4,2%) com carteira assinada no setor privado (31,0 milhões).

Ontem, terça-feira (26), o Ministério do Trabalho divulgou que o país criou 313.902 postos com carteira assinada em setembro. Em 2021, a quantidade de trabalhadores formais seria de mais de 2,5 mihões de pessoas. Os dados são do Caged (Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados).

Fonte: R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo