Projeto Renascer em Ribeira do Amparo-BA é um ícone na socialização de crianças e jovens

O Projeto Renascer surgiu há 10 anos, quando o professor Carlos era professor da rede municipal de Ribeira do Amparo-BA e percebeu como a unidade escolar estava precisando de uma boa limpeza. Junto com os alunos ele começou um processo não só de limpeza na escola, mas de orientação para a conservação a mesma.

Tudo começou na zona rural do pequeno município baiano de Ribeira do Amparo, mais precisamente no Povoado Raspador, o qual faz fronteira com Sergipe, ficando apenas há 18 KM de Poço Verde.

Não demorou, e o projeto começou a crescer e tomar novos rumos, surgindo através dele, o Projeto Veloz, que trabalha com a orientação para a condução segura de veículos, sobretudo os de duas rodas, através de diversas ações como caminhadas e palestras conscientiza não só os jovens integrantes, mas toda a população local a fazer uso do capacete e obedecer aos limites de velocidade, bem como as outras regras de trânsito. De acordo com o professor Carlos, é perceptível a redução dos acidentes na região, graças as ações em questão.

Atualmente o Projeto Renascer trabalha com escolinhas de futebol, vôlei e dança, totalizando em 170 alunos, com a meta de chegar a 200 no próximo ano.

As ações são mantidas pelos próprios membros. A escolinha cobra uma pequena contribuição dos alunos, que também fazem rifas e vendem alguns produtos quando necessitam fazer alguma viagem ou algum gasto extra, além de ajudar os alunos e seus familiares. Ao todo, 14 voluntários ajudam nas ações nas quais auxiliam aos mais necessitados com cestas básicas, remédios entre outras necessidades.

O projeto ainda conta com o apoio de alguns comerciantes de Poço Verde, Ribeira do Pombal e Povoado Raspador. O professor Carlos ainda informou que a Secretaria de Esportes de Cipó e Cícero Dantas já fizeram doações de material esportivo para a escolinha de futebol e outro nome importante entre os colaboradores é o patrocinador master Luís Vilson que por diversas vezes já apoiou o projeto de diversas maneiras.

O espaço está aberto para colaboradores que desejem contribuir com o trabalho é só entrar em contato com o professor Carlos (75)9.9918-6636, que também é o número do PIX para quem desejar fazer doações.

Fonte: Simão Dias Como eu Vejo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo