Número de falsos médicos cresceu durante pandemia; Cremeb faz campanha de combate

De acordo com presidente da Cremeb, Otávio Marambaia, a reincidência de médicos falsários demonstra uma falta de cuidado dos gestores com a saúde da população

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) lançou nesta semana a campanha “Cuidado: falso médico mata!”, para incentivar a denúncia de falsos médicos à Polícia e cobrar dos gestores um rigor maior na checagem de documentos durante a contratação. De acordo com a entidade, nos últimos meses, o número de médicos falsários no estado teve um aumento significativo. 

A maioria dos casos acontece em cidades do interior. Em Cruz das Almas, no recôncavo baiano, há inquérito policial para apurar a morte de um paciente em decorrência de atendimento por um suposto falso médico. 

Mas a capital baiana também registra denúncias. Em fevereiro, um homem foi preso no Hospital Geral do Estado (HGE) enquanto se passava por um cirurgião.

De acordo com o presidente da Cremeb, Otávio Marambaia, a reincidência de médicos falsários demonstra uma falta de cuidado dos gestores com a saúde da população. “O gestor tem a obrigação de buscar saber se o profissional está regularmente apto para exercer a profissão — o primeiro elemento é ver se está registrado no Conselho Regional de Medicina, e infelizmente temos pouca demanda dos gestores pela informação”, afirma. 

O conselheiro afirma ainda que os enganos se dão porque os falsos médicos aceitam trabalhar por valores mais baixos. “Eles unem a falta de cuidado com a saúde da população com a uma tentativa de economizar. Não pensam na saúde da população, em danos, só em economizar”, diz Marambaia. 

O número de médicos falsários aumentou durante a pandemia, segundo o CREMEB, uma vez que a necessidade de contratação de médicos fez com que a oferta de trabalho fosse ampliada. Conforme a entidade, os casos acontecem principalmente em hospitais municipais. 

“Muitas prefeituras não tiveram o cuidado de avaliar se esses falsos médicos tinham o registro médico”, afirma o presidente da Cremeb.  

A campanha da entidade tem a intenção de alertar as pessoas para que elas identifiquem comportamentos, práticas, prescrições, e tratamentos que são fora do que elas estão acostumadas a encontrar normalmente. Além de pedir aos médicos que busquem saber se seus colegas são mesmo qualificados.

O Cremeb também deve concluir na próxima semana um convênio com a policia e com a Secretaria de Segurança Pública para dar agilidade às queixas que chegam. “Chegam por redes sociais, emails… e muitas vezes de lugares distantes que não podemos mandar nossa fiscalização, mas que possamos regularizar com a participação da policia”, conclui Marambaia.

Fonte: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo