TSE convida observadores internacionais para acompanharem as eleições

Pressionado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviou diversos ofícios com convites para autoridades e organizações internacionais acompanharem a eleição presidencial deste ano. O levantamento foi feito pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Isso acontece por conta dos discursos do presidente brasileiro, que já tem questionado o resultado das urnas. As respostas aos chamamentos, informou o jornal, estão previstos para chegar no fim de abril e início de maio.

Entre os convidados para acompanhar a disputa ao Palácio do Planalto estão: a União Europeia, a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Parlamento do Mercosul (PARLASUL), a União Interamericana de Organismo Eleitorais (Uniore), a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Carter Center —organização fundada por Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos.

Uma fonte do TSE disse ao jornal O Estado de S. Paulo que o Ministério das Relações Exteriores não gostou do convite para trazer observadores internacionais ao país.

O tribunal brasileiro também se colocou à disposição de outros países para atuar como observador, como já fez em outros anos.

Pesquisa

Sem o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) na corrida eleitoral, os votos migraram para Bolsonaro. Assim, o atual presidente derrubou a diferença para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cinco pontos. Enquanto o ex-presidente tem 40% das intenções de voto, Bolsonaro tem 35%. É o que mostra a nova pesquisa PoderData, divulgada nesta quarta-feira (13).

A diferença entre Lula e Bolsonaro é a menor registrado pelo levantamento em 2022. O resultado deve sacramentar um segundo turno entre o petista e o atual presidente da República

A terceira via segue sem engrenar. Em terceiro lugar, aparece Ciro gomes (PDT), com 5%, enquanto João Doria (PSDB) tem 3%.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo