Comitê científico de SP recomenda volta da máscara a ambientes fechados

Orientação contra o crescimento da Covid-19 no estado não tem caráter obrigatório e ainda é discutida pelo governo paulista

O Comitê Científico de São Paulo recomendou ao governo estadual que oriente a população a voltar a usar máscara em ambientes fechados, contra o aumento do número de casos e internações por conta da Covid-19. A orientação não tem caráter obrigatório e ainda é discutida pelo gestão Garcia (PSDB).  

O estado decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados na metade de março, depois de registrar queda no número de internações em UTIs (unidades de terapia intensiva) e enfermaria por seis semanas seguidas. As exceções foram o transporte público e os locais com serviços de saúde – ambientes em que a proteção ainda é obrigatória. O uso do equipamento foi instituído pela primeira vez em ambientes fechados e abertos em maio de 2020.

O número de casos de Covid-19 cresce desde abril no estado de São Paulo, o que já se reflete no número de internações na capital paulista, que saltou de 56 para 197 no último mês – um aumento de 251%. Apesar da alta, o número ainda está bem abaixo do registrado no pico deste ano, em 30 de janeiro, quando o surto da variante Ômicron provocou 873 internações.

Em meio ao aumento, o estado de São Paulo começou nesta segunda-feira (30) a aplicar a terceira dose da vacina em adolescentes dos 12 aos 17 anos, para ampliar a parcela da população com o reforço do imunizante.

O efeito também é sentido pelo país, o que já impulsionou a retomada das recomendações de uso de máscara em locais fechados e nas escolas de diversos municípios, como Curitiba (PR), São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul (SP).

De acordo com o painel de acompanhamento da Covid-19 do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), os 166.777 casos confirmados no Brasil na semana entre 22 e 28 de maio representam a maior taxa em dois meses. A última alta foi registrada de 20 a 26 de março – nesse período, foram confirmados 214.913 casos. 

Fonte: R7

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo