Indígenas são mortos a tiros perto de fazenda ocupada por grupo na Bahia

Após o crime, um grupo de indígenas fez uma manifestação na BR-101, que ficou interditada por cerca de três horas

Dois jovens indígenas foram mortos a tiros na noite da última terça-feira (17). O crime aconteceu na BR-101, em trecho da cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25. De acordo com a Polícia Civil, eles foram baleados por volta das 17h, quando seguiam para o uma fazendo no Povoado de Montinho. 

A fazenda foi ocupada por um grupo indígena no processo de retomada feito pelos povos Pataxós da região extremo sul. De acordo com testemunhas, os disparos foram realizados por homens que estavam a bordo de uma motocicleta. As vítimas foram atingidas nas costas.

A Delegacia Territorial (DT) de Itabela está investigando o caso, mas ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime. Após o crime, um grupo de indígenas fez uma manifestação na BR-101, que ficou interditada entre 19h e 22h de terça-feira.

O Movimento Indígena da Bahia e a Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) se posicionou e pediu, à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e aos ministérios da Justiça dos Povos Indígenas, que a segurança na região fosse reforçada. Indígenas e fazendeiros estão em conflitos com fazendeiros por disputa de terras desde o ano passado. 

Fonte: Metro1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo