Nova injeção semestral reduz risco de infecção por HIV em 96%, aponta estudo
Um avanço significativo no combate ao HIV foi divulgado na última quinta-feira (27): uma injeção semestral para profilaxia pré-exposição (PrEP) reduziu em 96% o risco de infecção, de acordo com estudo clínico publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM).
O medicamento, chamado lenacapavir, é um injetável semestral desenvolvido pela farmacêutica Gilead Sciences. Ele atua como inibidor de fusão capsídeo, interferindo na capa de proteína que protege o material genético do HIV, impedindo sua replicação. O tratamento requer apenas duas aplicações anuais, realizadas sob a pele.
O estudo Purpose-2, de fase 3, confirmou a alta eficácia do lenacapavir em um grupo diverso de participantes, consolidando as descobertas anteriores do Purpose-1, que, em julho deste ano, registrou 100% de eficácia em mulheres cisgênero em Uganda e África do Sul.
Os resultados reforçam o potencial do lenacapavir como uma ferramenta revolucionária na prevenção do HIV, oferecendo uma alternativa prática e altamente eficaz à profilaxia tradicional.
Fonte: Dia a dia Nordeste