Polícia Civil prende duas pessoas e cumpre mandados de busca em operação oriunda de intoxicações por metanol em Ribeira do Pombal e Cansação-BA

A Polícia Civil da Bahia realizou uma Operação na última segunda-feira (05), com a finalidade de combater a falsificação de bebidas alcoólicas, na Bahia.

A operação acontece no âmbito dos recentes casos de envenenamento por metanol, que teria feito 09 vítimas, sendo duas delas fatais.

De acordo com informações, duas pessoas foram presas, porém somente uma teve a identidade revelada. Alex Alves, 48 anos, foi preso em Feira de Santana-BA, tendo sob a sua posse: 01 veículo de carga, onde foram encontradas 03 caixas contendo 12 garrafas com bebidas supostamente adulteradas/cada; e 01 automóvel utilitário utilizado para transportar o material. Alex é apontado como o principal suspeito de distribuir lotes de bebidas adulteradas e envenenadas por metanol nas regiões de Cansanção e Ribeira do Pombal.

Veículo apreendido sob a posse de Alex Alves
Bebidas apreendidas, sob suspeita de estarem adulteradas

As equipes também cumpriram mandados de busca e apreensão que foram cumpridos em um supermercado, uma distribuidora de bebida e uma residência, no município de Cansanção.

Cansanção-BA também entrou na rota de alerta por contaminação por metanol, já que houve uma morte cuja suspeita tenha sido por intoxicação pela substância. Avair de Oliveira Pereira, 38 anos, morreu no dia 19 de novembro de 2025, mas somente após a confirmação dos casos de Ribeira do Pombal, passou a cogitar a intoxicação como provável razão do óbito. Em caso de confirmação, Ribeira do Pombal deixa de ser o primeiro município a ter casos confirmados na Bahia.

No caso de Ribeira do Pombal, sete vítimas tiveram a confirmação por intoxicação por metanol após ingerirem bebida alcoólica falsificada. Destas, quatro já receberam alta hospitalar, duas permanecem internadas na capital baiana, e Vinicius Oliveira Vieira, 31 anos, infelizmente não resistiu e evoluiu a óbito. Com os registros de Cansanção, o número de vítimas pode chegar à 09 em todo o estado.

Participaram da Operação, Policiais Civis das cidades de Cansanção, Ribeira do Pombal e Feira de Santana, além das equipes dos: CATTI e DIRPIN’s Norte e Leste.

Todo o material apreendido durante a ação foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica, para a devida análise.

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo