Coronel João Sá, Fátima, Itapicuru, Nova Soure, estão entre os 45 municípios baianos que receberam Selo Ouro Criança Alfabetizada

No âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Ministério da Educação (MEC), o governo federal instituiu, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização — Selo Alfabetização. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar os esforços das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização das crianças na idade certa.
Na Bahia, 45 municípios, distribuídos por diferentes territórios de identidade, foram contemplados com o Selo Ouro, a mais alta categoria da certificação concedida pelo MEC. O reconhecimento destaca o desempenho das gestões municipais na criação de estratégias eficazes, no fortalecimento da gestão educacional e na adoção de práticas pedagógicas que garantem o direito à alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental. Na região, os destaques ficaram para: Coronel João Sá, Fátima, Itapicuru e Nova Soure.

O Selo Alfabetização avalia critérios como o compromisso institucional com a política de alfabetização, a implementação de ações de formação de professores, o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e o uso de indicadores educacionais para o aprimoramento das políticas públicas. A conquista do Selo Ouro demonstra que os municípios certificados atingiram elevados padrões de qualidade e efetividade nas ações desenvolvidas.
A premiação reforça a importância da cooperação entre União, estados e municípios para o avanço da educação básica no país. No caso da Bahia, o resultado evidencia o empenho das redes municipais de ensino em promover uma educação mais equitativa, inclusiva e comprometida com o futuro das crianças.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada integra a estratégia do governo federal para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, reduzindo desigualdades educacionais e assegurando melhores oportunidades de aprendizagem desde os primeiros anos escolares.
Fonte: Undime Bahia



