Cipó-BA registra o primeiro caso de Covid-19, e paciente divulga vídeo polêmico

Um vídeo divulgado pelo prefeito de Cipó-BA, em companhia da Secretária Municipal de Saúde, Andrea Macêdo, comunicou a confirmação do primeiro caso de Covid-19 (Coronavírus) no município.

De acordo com informações, o paciente é um homem de 38 anos de idade, oriundo do estado de São Paulo. O mesmo se encontra assintomático, não tendo apresentado nenhum sintoma de Covid-19, e no momento se encontra em isolamento domiciliar.

Cipó era um dos poucos municípios da região, que até o momento não havia apresentado casos confirmados para a doença. Confira o vídeo:

Polêmica

Também nesta segunda-feira, 25, um homem, também de 38 anos de idade, divulgou um vídeo, antes mesmo da divulgação oficial do município, afirmando que tinha chegado recentemente do estado de São Paulo, e ao ser submetido a um exame no Posto de Saúde da cidade obteve resultado reagente para a doença.

Após o resultado positivo, o rapaz afirmou que foi solicitado pela equipe do Posto de Saúde, que o mesmo mantivesse o resultado em segredo, e que retornasse a sua residência, onde deveria permanecer em isolamento por um período de 14 dias.

Ao contrário do que foi dito pela secretária, o rapaz afirmou que teve perca do olfato e do paladar, o que seria sintomas da doença, mas que no atual momento já havia recuperado os sentidos.

Ainda no vídeo o rapaz afirmou que nos últimos dias realizou atividades normais, relatando que participou de reuniões com amigos, onde fez uso de bebida alcoólica com os mesmos. Confira o vídeo:

Município 

Uma nota atribuída ao município, afirma que o conteúdo do vídeo não condiz com o protocolo adotado quanto à testagem para a doença. Ainda na ocasião, foi solicitado que a população na divulgue informações que não sejam oficiais, já que existem riscos de geração de pânico e expõe as pessoas de forma irresponsável e desnecessária. Confira a nota:

A Prefeitura de Cipó, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar esclarecimento sobre o conteúdo de um vídeo que está sendo compartilhado em redes sociais acerca de um caso testado como “positivo” para COVID-19.

O conteúdo relata informações que não condizem com o protocolo adotado quanto à testagem. A equipe de saúde que realizou o teste, no momento, informou que seria mantido sigilo relativo aos dados pessoais do paciente, procedimento este adotado em todo o país, que tem como objetivo a manutenção do direito de anonimato e, inclusive, da integridade física de possíveis portadores, haja vista inúmeros casos de agressões que tem ocorrido devido a desinformação e preconceito.

Diante disto, chamamos a atenção das pessoas para não divulgarem informações com conteúdos não oficiais, pois isso gera pânico à população e expõe as pessoas de forma irresponsável e desnecessária.

A Vigilância Epidemiológica do município vem mantendo contato com o paciente e seus familiares para poder acompanhar o caso. Segundo declarações do próprio paciente, pode-se concluir que, supostamente, trata-se de doença prévia, ocorrida ainda no estado de São Paulo, tendo decorrido mais de 20 dias dos primeiros sinais e sintomas (síndrome gripal, com perda de olfato e paladar). Enfatizamos que qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com o COVID 19, bem como pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem seguir as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde e ratificados por esta Secretaria.

Ressaltamos a necessidade de isolamento social e comunicação imediata à Secretaria de Saúde caso qualquer paciente apresente sinais e sintomas compatíveis com a COVID-19. Colocamos -nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura Municipal de Cipó

25 de maio de 2020

Redação: Portal Alerta

#fiqueemcasa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo