Número de testagem e de migrantes interferem diretamente no quadro epidemiológico da região. Entenda as diferenças de cada município!

Desde o início da pandemia da Covid-19 (Coronavírus) em 21 municípios da região, com o primeiro registro confirmado em Nova Soure-BA, no dia 24 de março, o PORTAL ALERTA tem acompanhado a evolução da doença nas referidas cidades.

No último sábado, 04, foi encerrada a 15ª semana de pandemia, onde os gráficos mostram que o número de novos infectados, e consequentemente de ativos, continuam aumentando, ultrapassando o total de mil infecções. Veja 

Dentro deste estudo é perceptível a discrepância entre os números, sendo que a diferença entre o município com maior número de doentes, para o menor, é de 260 casos, já que até o último sábado Araci contabilizava 269 infecções, e Jeremoabo 09.

Ao analisar todos os Boletins Epidemiológicos divulgados, o PORTAL ALERTA percebeu que as quatro cidades com maior número de infectados, são respectivamente aquelas com maior quantidade de realização de exames: Araci, Ribeira do Pombal, Nova Soure e Itapicuru. Proporcionalmente falando, Nova Soure também se destaca, já que testou 5% da população. O número de imigrantes também chamou a atenção. No caso de Araci, os dados constados no Boletim são inconsistentes, porém Ribeira do Pombal, Nova Soure e Itapicuru, receberam o maior número de pessoas oriundas de outras regiões.

Na contramão dos números, estão Adustina, Crisópolis, Cícero Dantas, e Quijingue, com as menores quantidades de testes realizados. Proporcionalmente, os quatro municípios permanecem com os menores índices de testagem, inferiores a 1%. Diante deste quadro, é possível que esteja havendo subnotificação de casos na região. Confira o quadro:

A boa notícia é que, embora a quantidade de novos infectados e casos ativos estejam crescendo, o número total de infectados em cada cidade não chegou a 1% do total de habitantes.

Ao todo são 600.373 habitantes, conforme dados fornecidos pelo IBGE, sendo que 1024 pessoas foram infectadas. Chegaram à região mais de 19.000 imigrantes, e foram realizados 11.999 testes.

Confira a evolução da Covid-19 em sua cidade:

Adustina

Antas

Araci

Banzaê

Cícero Dantas

Cipó

Crisópolis

Euclides da Cunha

Fátima

Heliópolis

Itapicuru

Jeremoabo

Nova Soure

Novo Triunfo

Olindina

Paripiranga

Quijingue 

Ribeira do Amparo

Ribeira do Pombal

Sítio do Quinto 

Tucano

Redação: Portal Alerta

#fiqueemcasa

#usemascaras

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo