Mesmo com Bolsonaro infectado, governo não irá isolar servidores que tiveram contato ele

A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou, na terça-feira (7), que não irá isolar funcionários que tiveram contato com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação, em nota, foi dada no mesmo dia em que o presidente foi diagnosticado com Covid-19

“Não há protocolo médico, seja do Ministério da Saúde ou da OMS, que recomende medida de isolamento pelo simples contato com casos positivos”, diz trecho da nota sobre o balanço dos procedimentos adotados pela pasta.

Além disso, a secretaria afirmou que orientações médicas relacionadas ao combate da doença têm sido amplamente divulgadas aos servidores por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis.

Dentre essas orientações, o órgão ressalta as relacionadas à higienização das mãos, uso correto de máscaras, distanciamento social, implementação do trabalho remoto (em especial, para os servidores considerados em grupo de risco) e do rodízio de funcionários, intensificação da limpeza de instalações e equipamentos.

Até a última sexta-feira (3), 108 servidores testaram positivo para o novo coronavírus, de acordo com a secretaria. O número equivale a 3,8% dos cerca de 3,4 mil funcionários. Ainda segundo nota, não houve mortes: “mais de 90% dos casos foram assintomáticos ou apresentaram apenas sintomas leves”.

A secretaria complementou ainda que “a orientação que damos aos servidores é procurar assistência médica quando apresentarem sintomas relacionados à Covid-19, para avaliar necessidade de testagem. Nos casos considerados suspeitos, os servidores são orientados a ficar em casa até o resultado do exame”.

A decisão, no entanto, é vista por especialistas como incorreta. Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o infectologista Julio Croda, ex-diretor do Departamento de Imunizações recomendou que as pessoas que tiveram contato com o presidente Bolsonaro a partir de sexta-feira (3) devem se isolar por, no mínimo, uma semana.

“Se pode evitar esse tipo de proximidade, é o ideal. Não tem nenhum tipo de necessidade [de se expor]”, afirmou ao jornal.

Depois que o presidente Bolsonaro anunciou em uma entrevista que estava infectado, o Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF) pediu às empresas jornalísticas que suspendam a cobertura presencial no Palácio do Planalto.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo