Após mudança nas Forças Armadas, oposição pedirá impeachment de Bolsonaro por ‘ameaça à democracia’

A oposição vai protocolar na manhã de quarta-feira (1º) um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro por possíveis crimes de responsabilidade por “ameaça à democracia”. A denúncia está relacionada às mudanças no comando do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

No documento, os parlamentares vão argumentar que Bolsonaro tenta, “de forma autoritária”, se apropriar indevidamente das forças militares. Por “interesses pessoais”, os oposicionistas acreditam tratar-se de uma “ameaça” às instituições.

Após a turbulenta segunda-feira em Brasília, com a alteração no comando de seis importantes pastas de uma única vez, o Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a troca dos três comandantes das Forças Armadas. Edson Pujol, do Exército, Ilques Barbosa Junior, da Marinha, e Antonio Carlos Moretti Bermudez, da Aeronáutica, entregaram os cargos, em consequência da demissão de Fernando Azevedo e Silva.

Para o lugar do ex-titular da Defesa, vai o antigo chefe da Casa Civil, Braga Netto, também general. Os nomes dos substitutos dos comandantes das três Forças ainda não são conhecidos.

O pedido de impeachment é assinado pelos senadores Randolfe Rodrigues (REDE/AP), Jean Paul Prates (PT/RN) e os deputados Alessandro Molon (PSB/RJ), Marcelo Freixo (PSol/RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Eles citam cinco crimes de responsabilidade listado na lei 1.079, que trata do impeachment:

– Impedir por violência, ameaça ou corrupção, o livre exercício do voto;

– Servir-se das autoridades sob sua subordinação imediata para praticar abuso do poder, ou tolerar que essas autoridades o pratiquem sem repressão sua;

– Subverter ou tentar subverter por meios violentos a ordem política e social;

– Incitar militares à desobediência à lei ou infração à disciplina;

– Provocar animosidade entre as classes armadas ou contra elas, ou delas contra as instituições civis.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo