CPI da Covid: Carlos Bolsonaro participou de reunião com representantes da Pfizer e Wajngarten, diz CEO

O ex-CEO da Pfizer no Brasil, Carlos Murillo, confirmou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senadoa presença do vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) à reunião no Palácio do Planalto com o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten e representantes da Pfizer.

O chefe da Assessoria Internacional do presidente Jair Bolsonaro, Filipe Garcia Martins, também esteve presente na reunião.

Segundo Murillo, ele foi informado pela diretora jurídica da empresa que, inicialmente, na reunião no Palácio do Planalto, apenas Wajngarten e um assessor da área de compliance da Secom estavam presentes. Em seguida, o então chefe da Comunicação recebeu uma ligação e deixou a sala.

Quando ele voltou, estava acompanhado do vereador Carlos Bolsonaro e de Filipe Martins.

Na última quarta-feira (12), em seu depoimento à CPI, Wajngarten disse que não se lembrava os participantes da reunião com a Pfizer. Em sua fala, ele explicou que a carta da farmacêutica Pfizer foi enviada a diversos membros do governo no dia 12 de setembro. No dia 17 de novembro, houve uma reunião com representantes da Pfizer sobre vacinas no Palácio do Planalto, quando o presidente Jair Bolsonaro foi avisado imediatamente.

“Me chama a atenção que, num país republicano, que tem sua institucionalidade, o filho do presidente, que não exerce nenhum cargo de relevância, aliás, cargo nenhum na administração federal, participe da compra de imunizantes”, afirmou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta já havia indicado, em seu depoimento à CPI, que o presidente Jair Bolsonaro tinha “aconselhamento paralelo” para a tomada de decisões na pandemia do coronavírus. 

“Participei de inúmeras reuniões nas quais o filho do presidente, que é vereador no Rio, estava presente tomando notas”, disse Mandetta.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo