Incêndio atinge a Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Um incêndio atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, na noite desta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros recebeu um chamado e, de acordo com informações preliminares, não há vítimas no local. Onze viaturas foram enviadas para combater o fogo. 

Segundo o major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, no galpão há materiais altamente inflamáveis, como arquivos de filmes, que tem acetato altamente inflamável. No endereço do chamado, na Rua Othão, 290, está o galpão onde parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado.

De cinco anos pra cá, outros dois acidentes atingiram a Cinemateca: um outro incêndio em 2016, onde 500 obras foram destruídas pelo fogo, e um alagamento em 2020, causando prejuízos a materiais do acervo.

Em julho de 2020, o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação na Justiça contra a União por abandono da Cinemateca Brasileira. A promotoria questiona a falta de contrato para gestão da instituição.

O contrato para gestão da Cinemateca firmado entre o governo federal e a Organização Social (OS) Associação Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp) terminou no dia 31 de dezembro de 2019 e, desde então, não houve nova licitação.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo