Operação encontra trabalhadores expostos a agentes químicos em produção de couro em Tucano-BA

Durante a Operação Resgate II, da Polícia Federal (PF), uma equipe de trabalhadores que atuava no curtimento de couro na cidade de Tucano-BA, foi encontrada sob condições insalubres e irregularidades trabalhistas.

As atividades, no local, são realizadas de forma “bastante rudimentar”. A forma como as tarefas são realizadas expõem os trabalhadores a riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. O curtimento é o processo de transformar a pele animal em couro.

Segundo a Polícia Federal, foram inspecionados também municípios vizinhos à cidade, porém, o cenário mais crítico das atividades de curtimento do couro, foi verificado em Tucano, nas margens do Rio Itapicuru.

Foi detectado ausência de registro e anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social, exposição dos trabalhadores a agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, não realização de exames médicos, não fornecimento de equipamentos de proteção individual, dentre outros.

Foram lavrados pela Auditoria Fiscal do Trabalho, em torno de 70 autos de infração contra nove empregadores. Foram englobados nos autos infrações de irregularidades relacionadas à regularização dos vínculos trabalhistas e à segurança a e saúde no meio ambiente de trabalho.

A operação ocorreu simultaneamente em todo o Brasil, entre os dias 25 e 28 de julho. A força tarefa foi composta por auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência, Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Polícia Federal (PF) e Polícia Militar (PM).

Reunião

Na última quinta-feira (27), a prefeitura de Tucano-BA, divulgou uma nota em suas redes sociais, a respeito de uma reunião, em que estiveram presentes, além de representantes da prefeitura: o Ministério do Trabalho e Previdência, o Ministério Público do Trabalho e da Defensoria Pública da União, juntamente à Secretaria de Justiça e Direito Humanos do Estado.

O objetivo da reunião foi justamente a apresentação “da Força Tarefa Nacional, que visa apurar informações sobre as condições de trabalho em regiões específicas do município, averiguando supostas infrações à legislação trabalhista referente ao emprego de trabalho análogo à escravidão.” Confira:

Fonte: Chico Sabe Tudo

Edição: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo