Verstappen vence no Canadá em corrida tumultuada. Por Murilo Oliveira
Largando em segundo, atual tricampeão venceu a disputa com os pilotos da McLAREN e Mercedes, Ferrari decepcionou e não pontuou no GP canadense.
LARGADA COM PISTA MOLHADA
Os pilotos foram um tanto cautelosos na largada com chuva, e os carros com pneus intermediários, exceto a equipe Haas, que naquele início de prova, parecia ter dado “o pulo do gato”.
Com pneus para chuva extrema, Kevin Magnussen, que largou da 14a posição, foi subindo no grid, escalando posições chegou a ameaçar a McLaren do Piastri, tentando assim alcançar o 4° lugar, enquanto lá na frente Russel abria 2.5s de Verstappen.
Com um desempenho diferente, Hulkenberg, com a outra Haas, já ocupava na volta 4 a oitava posição.
A PISTA SECOU
Enquanto a Haas protagonizava um início de prova no estilo Red Bull, o céu começava a ficar azul, com a pista secando e condições praticamente iguais para todos a equipe americana voltou a triste realidade e caíram no pelotão após pararem.
Na Ferrari, problemas relatados no rádio, indicavam que o vencedor da última corrida em Mônaco abandonaria a corrida logo.
Enquanto isso, os três primeiros trocavam voltas mais rápidas, com Russel ainda líderando e já vendo a Red Bull número 1 se aproximar cada vez mais.
Com pneus se deteriorando, Russel e Verstappen buscavam a parte molhada da pista para esfriar os compostos e se manterem mais tempo na pista, com a previsão de mais chuva, assim não perderiam tempo nos boxes.
Na volta 21, após se aproximar, Lando Norris ultrapassou Verstappen, e na volta seguinte foi a vez de Russel ser ultrapassado pelo jovem talento da equipe inglesa, mostrando também que a McLaren de fato está muito próxima da Red Bull, na mesma volta Verstappen também passou Russel, assumindo a segunda posição.
PRIMEIRO SAFETY CAR
O piloto Logan Sargeant da Williams bateu na volta 25, provocando a entrada do Aston Martin safety car, levando as equipes aos boxes, com uma volta de atraso, a McLaren perdeu a liderança para a Red Bull, um vacilo e tanto dos estrategistas da equipe.
Nesse momento tínhamos Verstappen na ponta, seguido por Russel, Norris, Piastri, Hamilton e Alonso completando o top 6.
Com problemas no motor desde o início, Leclerc abandonou a corrida, afastando a possibilidade de diminuir a diferença para Verstappen.
Na volta 45, Verstappen fez sua segunda parada, mais uma vez a McLaren preferiu continuar na pista, e quando resolveu parar Norris voltou colado do holandês, mantendo se na segunda posição.
Com uma briga intensa entre o segundo e o quarto colocado, Verstappen abria cada vez mais, nesse momento todos estavam com pneus amarelo ou branco, Russel, por exemplo estava com pneus duros, e com SEmelhor desempenho ultrapassou Norris, assumindo a segunda posição, mas errou na volta seguinte, perdendo novamente a posição para o seu compatriota.
SEGUNDO SAFETY CAR
Na volta 53 Sérgio Perez rodou e bateu e teve que abandonar, na volta seguinte outro acidente envolvendo Sainz e Albon trouxe novamente o safety car para pista, momento em que Verstappen abria 8s de Norris.
Nas voltas finais George Russel atacou Oscar Piastri, quando tentou a manobra de ultrapassagem sobre o jovem piloto da McLaren saiu da pista e perdeu a quarta posição para Hamilton, que também ultrapassou Piastri, Russel então se recuperou, ultrapassou Piastri e logo na sequência superou seu companheiro de equipe Hamilton.
Depois de 70 empolgantes voltas, terminava assim o excelente GP do Canadá, com Verstappen em primeiro, seguido de Norris e Russel em terceiro, com a vitória número 60, Max Verstappen aumentou ainda mais a liderança do campeonato, caminhando assim para o seu 4° título.
A próxima etapa acontece em duas semanas no GP da Espanha em Barcelona.
F1, GP do Canadá, corrida, resultado:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 70 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 70
3) George Russell (Mercedes) 70
4) Lewis Hamilton (Mercedes) 70
5) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 70
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 70
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 70
8) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 70
9) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 70
10) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 70
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 70
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 70
13) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 70
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 70
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 69
OUT) Carlos Sainz (Ferrari) 52
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 52
OUT) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 51
OUT) Charles Leclerc (Ferrari) 40
OUT) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 23
Top 10 do mundial de pilotos da FÓRMULA 1
1) Max Verstappen, 169 pts
2) Charles Leclerc, 138
3) Lando Norris, 113
4) Carlos Sainz, 108
5) Sergio Pérez, 107
6) Oscar Piastri, 71
7) George Russell, 54
8) Lewis Hamilton, 42
9) Fernando Alonso, 33
10) Yuki Tsunoda, 19
Murilo Oliveira é empresário no ramo de culinária chinesa e locutor da Rádio Canabrava FM e apresenta o “café com notícias” apaixonado por automobilismo desde a adolescência, acompanha várias categorias, com atenção especial para a Fórmula 1.