Xanddy Harmonia e Samba do Xandy: Entenda o processo administrativo por conta das marcas artísticas

Nos últimos dias, o cantor e compositor Xandy Godoy, líder da banda Samba do Xandy, recebeu uma notificação extrajudicial e um processo administrativo junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), movido por pela EMPIRE. GESTÃO DE MARCAS, empresa que representa o cantor Xanddy, mundialmente conhecido por ter sido vocalista da renomada banda Harmonia do Samba.

Na ação, a equipe alega que o nome “Samba do Xandy” poderia causar confusão entre os contratantes e o público, por apresentar semelhança fonética com o nome artístico já consolidado nacionalmente.

A ação administrativa junto ao INPI busca a exclusão da marca “Samba do Xandy”, que está devidamente registrada junto ao órgão.

Xandy Godoy

Procurado pelo PORTAL ALERTA, Xandy Godoy se pronunciou a respeito do fato, ao tempo em que se mostrou decepcionado com a ação movida pelo artista, o qual afirmou ser fã. Godoy esclareceu que não há qualquer tentativa de plágio ou aproveitamento indevido da marca. Em nota, o artista afirma ser admirador de Xanddy e da Harmonia do Samba desde a infância, e reforça que sua trajetória é totalmente independente e construída com muito esforço ao longo dos anos.

O nome “Xandy”, segundo ele, é um apelido comum para nomes como Alexsander ou Alexandre, e o termo “Samba” se refere exclusivamente ao gênero musical no qual ele atua desde 2011. “A marca Samba do Xandy foi registrada no INPI em junho de 2023, e o projeto teve início em 2022. Mas minha história com a música vem de muito antes”, afirma.

Além disso, Xandy Godoy destaca que a sonoridade, o estilo e o contexto das duas bandas são distintos. “Não faz sentido dizer que o público confunde as duas. Respeitamos demais a trajetória de Xanddy Harmonia, que é uma referência nacional, mas o nosso trabalho é voltado para outra vertente musical e tem suas próprias características”, completa.

O cantor também reforça que o objetivo de seu projeto não é competir com grandes nomes da música, mas sim continuar levando sua arte adiante, garantindo o sustento de sua família com honestidade e dedicação. “Estamos colhendo frutos do nosso trabalho de formiguinha. Não estamos pisando em ninguém, apenas seguimos com humildade, fé e música no coração”, conclui.

Xanddy Harmonia/ Empire

O PORTAL ALERTA também buscou mais informações junto a Empire Gestão de Marcas, tendo em vista que a empresa se encontra na condição de procuradora do artista Xanddy Harmonia.

De acordo com Adriana de Paula, representante da empresa, a ação feita junto ao INPI, não é contra Xandy Godoy, tampouco contra o grupo “Samba do Xandy”, tendo em vista que a Empire entende que ambos têm respaldo jurídico, já que registraram a marca junto ao órgão. Segundo ela, o Instituto errou ao aceitar o registro da marca, e por isso tenta de forma administrativa corrigir o erro, cancelando assim o registro em questão.

Para Adriana, ainda é precoce falar em ação judicial tendo em vista que o processo administrativo está em curso, mas não descarta a possiblidade, caso o INPI não atenda a demanda do seu cliente, no caso, MANUEL ALEXANDRE OLIVEIRA DA SILVA (Xanddy Harmonia).

Redação: Portal Alerta

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo