Câmara rejeita destaques e encaminha texto-base da Previdência ao Senado

A Câmara dos Deputados concluiu a votação em segundo turno da proposta da Reforma da Previdência na noite desta quarta-feira (07), texto agora vai ao Senado. Proposta é defendida como uma das principais formas de recuperar contas públicas.

Na sessão, que durou mais de nove horas, os deputados rejeitaram oito destaques, proposições que tinham o objetivo de retirar pontos do texto-base, aprovado na última madrugada.

O texto-base era igual ao aprovado em primeiro turno em julho, ainda antes do recesso dos deputados. A votação da reforma em dois turnos é uma exigência da Constituição Federal, uma vez que ela consiste em uma emenda à Constituição (PEC).

Agora aprovada, a reforma da Previdência será encaminhada ao Senado para análise. O encaminhamento do texto deve acontecer ainda nesta quinta-feira (08).

No Senado, a proposta passará pela Comissão de Constituição e Justiça. Na sequência, vai ao plenário da casa, onde também precisa ser aprovado em dois turnos, com 49 votos em cada, ou 3/5 dos senadores.

Se o texto for aprovado no Senado sem mudanças, ele será promulgado pelo Congresso e vira uma emenda à Constituição. Ainda há a possibilidade de que apenas parte do texto seja aprovado ou de que o Senado aprove um texto diferente.

“Rei da Previdência”

A proposta é defendida pelo governo como uma das principais formas de recuperar a saúde das contas públicas. A equipe econômica, liderada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, estima a economia de cerca de um trilhão de reais em dez anos, caso a reforma da Previdência seja aprovada.

Ao fim da sessão, houve muita comemoração por parte dos deputados ligados ao governo. Rodrigo Maia, presidente da casa e tido como o maior articulador da Previdência, foi o mais saudado pelos presentes.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo