Vacinas de Oxford devem deixar Índia na sexta, diz TV

As vacinas de Oxford/AstraZeneca produzidas na Índia devem deixar o país e seguir rumo ao Brasil na próxima sexta-feira (22). O Itamaraty, no entanto, ainda aguarda confirmação . As informações são da CNN Brasil.

De acordo com a TV, integrantes do governo brasileiro conseguiram a liberação de 2 milhões de doses após reuniões com autoridades indianas que ocorreram nos últimos dias.

Ainda segundo o jornal, há a possibilidade do governo da Índia se responsabilizar pela entrega dos imunizantes.

O governo federal chegou a preparar um avião cargueiro da Azul para buscar as vacinas e inserir adesivo na aeronave com slogan da campanha de vacinação. No entanto, após adiamentos, o voo foi cancelado. Desde então o Itamaraty trabalha pela liberação das doses compradas e distribuídas pela Fiocruz.

Na segunda-feira (18), pressionado pela demora na definição da vinda das doses da Índia, o ministro da Saúde Eduarado Pazuello culpou até o fuso horário como um dos obstáculos nas tratativas.

“Todos os dias nós temos tido reunião diplomática com a Índia. O fuso horário é muito complicado. Nós estamos recebendo a sinalização de que isso poderá ser resolvido nos próximos dias dessa semana”, disse Eduardo Pazuello durante coletiva no Palácio do Planalto.

A Índia já começou a imunizar sua população começando, assim como quase todo o planeta, com profissionais da saúde.

Na última terça (19), o governo da Índia divulgou um comunicado com a lista de países que receberiam as primeiras doses produzidas pelo Instituto Serum: Butão, Ilhas Maldivas, Bangladesh, Nepal, Myanmar e Ilhas Seychelles.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo