Champinha faz agente de saúde refém e lidera rebelião na Fundação Casa

Reivindicando mais direitos e comodidade, um grupo de três detentos liderado por Roberto Aparecido Alves Cardoso – o Champinha – iniciou uma rebelião e se trancou na enfermaria da Unidade Experimental de Saúde, localizada dentro da Fundação Casa, na zona norte de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (4).

Durante a rebelião, Champinha fez um enfermeiro refém, ameaçando-o com um espeto. A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) afirmou, em nota, que a rebelião foi controlada em menos de meia hora. O agente de saúde foi resgatado sem nenhum dano à saúde.

Champinha foi preso em 2003, após sequestrar e matar o casal Liana Friedenbach (que na época tinha 16 anos) e Felipe Caffé (que tinha 19). O detento e os comparsas abusaram sexualmente de Liana. Por ser menor de idade, Champinha foi encaminhado para a Fundação Casa, onde poderia permanecer por até três meses.

No entanto, ao fim desse período, o Ministério Público o considerou incapaz de viver em sociedade em decorrência de distúrbios mentais, e pediu sua interdição civil.

A Justiça acatou o pedido e Champinha foi encaminhado para uma unidade experimental de saúde exclusiva para detentos com transtornos psicológicos, que fica dentro da Fundação Casa.

Champinha, no centro, se rende aos policiais militares que cercaram a Fundação Casa. (Foto: Reprodução/R7)

A SES-SP declara que o atendimentos multidisciplinares aos detentos continuam sem qualquer anormalidade, e explica que não pode divulgar detalhes sobre a situação dos internos porque as informações estão sob sigilo de Justiça.

O desfecho da rebelião liderada por Champinha foi comemorada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), nas redes sociais. “Parabéns a Polícia de SP que controlou com êxito uma rebelião liderada pelo assassino “Champinha”, em uma Unidade Experimental de Saúde Estadual. Defendo o fim da maioridade penal para crimes hediondos e que criminosos como ele sejam enviados para cadeia, sem qualquer benefício”, tuitou Doria.

Fonte: Yahoo Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo